Postagens

Mostrando postagens de setembro, 2010

Alegria de primavera

Imagem
  Do céu azul à brisa que bate no rosto; Das roupas mais frescas; Das temperaturas mais elevadas; Do amor que transborda no peito dos enamorados; Dos meus espirros intermináveis; Das flores que desabrocham, colorindo a cidade; Dos dias mais longos; Da saudade daquele sorriso que enternece meus dias... Assim, setembro se despede com gostinho de início de primavera.

De volta!

Voltando de viagem, horas e horas de voo... 1ª hora: Repasso cada momento vivido nesses 31 dias em terras espanholas. Quanto vi, vivi, aprendi, conheci pessoas e lugares... Sou uma pessoa completamente diferente daquela que chegava a um mês atrás. Mudei muito, e pra melhor. O coração aperta ao lembrar do que deixei na Espanha, ao mesmo tempo se abre para o futuro e para o que virá. 2ª hora: Almoço! E claro, 'la siesta'. Ora , ainda estamos em ritmo espanhol. 3ª hora: Acordei e vi que passava um filme, meio água com açúcar pro meu gosto, mas pelo menos treinei mais um pouco meu espanhol. 4ª hora: Comecei a ler um livro novo que comprei um dia antes, em Madrid, de uma escritora de Valência. Muito divertido! 5º hora: Começa a passar "Karatê Kid" . Pelo que notei, a grande maioria das pessoas no avião acoradaram para ver o filme. 6ª hora: Levanto um pouco pra me espichar, caminhar, alongar o corpo e aproveito para ir ao banheiro. Já estamos sobrevoando o Atlâ

E na Espanha, eu me apaixonei...

Imagem
Sim, me apaixonei! Me apaixonei pelas cidades e lugares que visitei, pelas pessoas que conheci, pelo 'castellano', pelos sabores das comidas que experimentei, pelos cafés, pelas ' cañas' e outras be bidas espanholas, pelas 'fiestas' , pelas lojas e feiras, pela alegria do povo espanhol... Me apaixonei pela bela cidade de Salamanca, pela Plaza Mayor e seus arredores, pela minha família ' emprestada ' que me deu alojamento e conforto, pelo pessoal da escola (colegas e professores), pelo clima da cidade... Me apaixonei por Aveiro , em Portugal, seu porto, sua praia, suas casinhas que parecem de bonecas; por Segovia y Avila, cidades pequenas , porém muito bonitas. Me apaixonei pelo castelo de Isabel de Castilla (foi como viajar até a época medieval - sensação maravilhosa); me apaixonei por Toledo , cidade pequeníssima mas encantadora e charmosa com suas ruas estreitas e seus prédios de uma arquitetura minuciosa ... Me apaixonei por Madrid, 'l

Status: Feliz

Último dia na Espanha. Hoje, passeando pelas ruas de Madrid, senti uma paz que a tempos não havia sentido. Uma leveza de espírito, uma felicidade plena; uma sensação de liberdade e independência únicas. De coração tranquilo, volto para casa.

Despedida (2)

Imagem
E então, me despeço de Salamanca. Passou tão rápido... E foi tão bom! Uma cidade que me acolheu desde o primeiro dia, como se eu vivesse ali desde sempre. A casa onde eu vivi, a família que me acolheu como se eu fosse integrante dela; a escola, os professores e colegas, os amigos; as pessoas que conheci e tive um carinho tão grande como se fossemos já grandes amigos (chato pensar que a grande maioria nunca mais verei pessoalmente); as comidas e bebidas que provei; as festas; os passeios e excursões; as compras (muitas!), as paisagens belíssimas; a arquitetura fantástica... Vivi grandes emoções, aprendi muito. Que dias maravilhosos passei! Salamanca, ¡ Te quiero mucho!

Despedida (1)

Imagem
Se me fosse concedido um pedido agora, queria mais uma semana em Salamanca.

En la clase de español (3)

Imagem
Esses dias, na aula de espanhol, tivemos que falar sobre um escritor do nosso país (sabendo que há gente do mundo todo na turma, houve uma diversidade de nomes literários). Eu como boa gaúcha e amante de poesia, não poderia ter deixado de citar Mario Quintana, com suas poesias simples e cheias de ironia. Em meio às pesquisas, me deparei com um poema que gosto muito, mas havia esquecido. Um poema que tempos atrás era um dos que mais falava por mim... Aí vai ele: D o amoroso esquecimento "Eu agora - Que desfecho - Já nem penso mais em ti... Mas será que nunca deixo De lembrar que te esqueci?!" Esquecimento é algo extremamente complexo para um ser humano, exceto  para os que sofrem de amnésia ou alzheimer.

Começar de novo

Imagem
Um ano atrás houve um beijo, uma despedida, um fim. Um ponto final em uma história que parecia nunca terminar. Mas terminou! Num beijo; o último beijo. Porém, depois do último, sempre vem um novo beijo; O primeiro, de tantos primeiros beijos trocados na vida. De um novo amor, uma nova paixão... Não vejo a hora de começar tudo outra vez!

En la clase de español (2)

"[...]Amo o amor que se reparte en besos, leche y pan. Amor que puede ser eterno y puede ser fugaz. Amor que quiere libertarse para volver a amar. Amor divinizado que se acerca Amor divinizado que se va." (Pablo Neruda)

En la clase de español (1)

"Érase una vez un lobito bueno al que maltrataban todos los corderos. Y había también un príncipe malo, una bruja hermosa y un pirata honrado. Todas esas cosas había una vez. Cuando yo soñava un mundo al revés." (José Agustín Goytisolo - poeta español)

La vida puede que no se ponga mucho mejor que esto

Imagem
Cidade de Toledo, Espanha ♫ "Claro que lo sé, Lo tengo más que claro. Los días raros son muchos Y los días buenos, raros. Duró la efímera rosa Lo que duran los suspiros Lo que una mariposa dura Fuera del retiro. Y aunque no haya una razón, Todos a sus puestos, La vida puede que no Se ponga mucho mejor que esto. Por una vez que no duele, Todo el mundo a bordo Que la pena cante hoy En oídos sordos. Claro que también, Melancolía manda Con su pluma minuciosa, Deshace afanosa lo que uno anda. Dejemos que esa nostalgia Nos bese la cara seca, Como el sol de los domingos Besa la plaza de Chueca. Y aunque no haya una razón, Todos a sus puestos, La vida puede que no Se ponga mucho mejor que esto. Por una vez que no duele Todo el mundo a bordo, Que la pena cante hoy En oídos sordos. Que la pena cante hoy En oídos sordos." ♫ (Jorge Drexler)

Necessária solidão

Viajando sozinha vejo que a solidão não é algo ruim como parecia ser. Pelo contrário, é nela que encontro uma grande aliada para enfrentar meus medos e inseguranças; faço dela uma companhia muito agradável nas horas que não tenho alguém por perto e, graças a ela posso me descobrir mais corajosa para enfrentar a vida e mais independente também. Podemos chamar isso de "solidão necessária". Algo que precisamos vivenciar e sentir de vez em quando para nosso autoconhecimento e espiritualidade. Isso faz um bem enorme pra alma! Faz bem pra vida, faz bem pra nós mesmos. E que bom ter a sensação de liberdade nessa solidão amiga! "Vou adiante como posso, liberdade é do que gosto..." (Paula Toller)

Pessoas

Nesses dias caminhando pelas ruas de Salamanca, vi inúmeras pessoas (na real, na viagem toda até aqui a quantidade de pessoas que ando vendo é enorme; que mundo gigante vivemos) e aqui todas são muito simpáticas, bom atendimento na maioria dos restaurantes, cumprimentam aonde passamos, nas lojas, na escola e onde for, respondem com muita educação quando pedimos qualquer informação na rua e, puxam assuntos com desconhecidos. Que dizer, nem todos são as assim, mas as senhoras de idade posso dizer que são. Em apenas uma semana duas senhoras vieram conversar comigo na rua. A primeira, com 90 anos, numa das mesas da Plaza Mayor, veio conversando assim do nada. Comentou das raspadinhas que havia comprado e mais uma vez não tinha ganhado; do médico que proibiu ela de fazer muito esforço por causa do coração; da família, dos filhos e mais um monte de coisas que não entendi muito bem porque falava muito depressa. Uns dois dias depois, em um banco numa pracinha, eu estava sentada esperando um

Coisas que acontecem

Gafes, micos são inevitáveis em qualquer viagem. Mesmo tendo o maior cuidado para não cometê-las, às vezes elas acontecem. Especialmente se estamos em um país que fala uma língua diferente da nossa. Sempre há alguém que fala ou faz algo errado, e que no entanto se torna muito engraçado ao contá-lo depois (apesar da vergonha momentânea). Aconteceu algo engraçado comigo aqui na Espanha. Ou quase aconteceu, digamos assim. Estou muito acostumada em dizer, em português, "Que calor! "Está muito quente hoje" e no espanhol traduzi ao 'pé da letra' e ficou: "Está muy caliente hoy" . Por sorte falei isso para pessoas que não notaram a diferença, por provavelmente não saberem que estava errado ou não terem prestado atenção. Até que um dia eu falei na aula algo semelhante e a professora corrigiu o erro dizendo que não podemos usar 'caliente' dessa forma, mas só para comidas e coisas. Porque dizer "está muy caliente" quer dizer ' querer sexo

Caminando en España...

Imagem
Salamanca, España Já se passaram duas semanas - muito rápido por sinal - e ando aproveitando tudo que consigo ao máximo. Praticando meu espanhol, conhecendo lugares novos (e lindos), caminhando muito por aqui e ali, conhecendo cada cantinho dessa cidade nova que para mim já está sendo muito familiar, me conhecendo melhor, curtindo minha própria companhia e  a liberdade que a solidão propicia (com isso vejo que sou muito mais destemida  do que poderia imaginar), provando e degustando a culinária local, novos sabores, novas bebidas... Nova vida! Hoje um grupo de pessoas se despediu da escola indo alguns para seus respectivos países, outros para outra cidade da Espanha. Essa parte é a mais triste por causa  da despedida (nem quero pensar na minha, pra não sofrer por antecipação), por sabermos que depois dificilmente nos veremos, talvez nos falaremos pela internet mantendo algum contado. Para compensar, segunda chegam novas pessoas, e assim novos amigos surgem. Estou cada vez mais f

Intercâmbio cultural

Imagem
Salamanca, Espanha O mundo é realmente fantástico! E sobre muitos aspectos. Diversidade, cultura, diferença no fuso horário, idiomas de todo tipo. O mais legal é quando juntamos tudo isso em um grupo de pessoas. Quanto conhecemos e aprendemos! Creio que levarei para casa, no término da minha viagem, uma carga enorme de novidades e cultura... E de novos amigos também. Só espero não me cobrarem por excesso de bagagem.